sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Entrevista ao Jornal do Grêmio Estudantil


Reproduzo aqui a entrevista que dei ao Jornalzinho do Grêmio Estudantil da escola aonde meu pai estudou quando criança

Identificação: Clarice Simões Monnerat
Idade: 11 anos (data de nascimento 07/06/1999)
Conversamos com a enxadrista Clarice Monnerat tri-campeã feminino do Estado do Rio de Janeiro de xadrez (2 vezes na categoria sub-10 e atual campeã sub-12)
-Jornalzinho: Clarice como e quando surgiu seu interesse pelo xadrez?
-Clarice: Tudo começou quando meu avô mudou para Três Rios e começou a jogar com meu pai, de imediato eu me interessei pelo jogo e pedi aos dois para me ensinarem. Agora em setembro faz 3 anos que comecei a aprender xadrez.
-Jornalzinho: Quais foram suas maiores conquistas neste período?
-Clarice: Sem dúvida meus 3 títulos Estaduais foram os mais importantes, mas também destaco o título de campeã feminino de Três Rios, o 5º lugar no campeonato brasileiro escolar de 2009, a 7ª colocação no brasileiro de categorias este ano, a 4ª colocação no Regional Sudeste de Xadrez Escolar em Barueri também este ano e o título da última etapa da Liga X em Juiz de Fora.
-Jornalzinho: E quais serão os próximos torneios?
-Clarice: Ainda este mês disputo mais uma etapa da Liga X e o campeonato Municipal de Xadrez Relâmpago em Três Rios, mas em setembro tem o Campeonato Brasileiro Escolar em Poços de Caldas aonde pretendo pelo menos repetir a colocação do ano passado ou quem sabe até chegar ao pódium.
-Jornalzinho: Como é sua preparação para estas competições?
-Clarice: Faço aulas com o Mestre Internacional Marcus Vinícius "Ovelha" 2 a 3 vezes na semana pela internet através do Skype e também aulas ao vivo com o campeão de Três Rios Thales Castro 1 vez na semana. Meu pai fala que já devo começar a estudar também em livros mas ainda não comecei. Aproveito aqui para agradecer meus treinadores que sem dúvida são muito importantes para o meu crescimento como jogadora.
-Jornalzinho: O que o xadrez já te deu? Melhorou na escola?
-Clarice: Com certeza me deu concentração e disciplina, sempre tive notas boas, mesmo antes do xadrez, mas depois dele elas ainda melhoraram, principalmente em matemática. Mas, o melhor são as grandes amizades que fiz no xadrez, tenho muitas amigas como a Bia Burached, a Ellen Kominsky, a Isabelle Tamarozzi, a Agatha Hurba, a Anna Carolina Fructuoso, a Roberta Pessoa, a Thainá Carvalhido e a Nicolle Fonseca, entre outras.
-Jornalzinho: Aonde você quer chegar com o xadrez?
-Clarice: Sonho em ser uma das melhores enxadristas do Brasil no futuro, gostaria de me tormar Grande Mestre Feminino, mas sei que é bastante difícil. Ainda não sei que profissão terei, mas com certeza quero ser enxadrista também.
-Jornalzinho:Vai ensinar seus filhos a jogar xadrez?
-Clarice: É lógico, a tradiçaõ é familiar, começou com meu bisavô, passou pelo meu avô, pelo meu pai, por mim e também pela minhã irmã e um dia ensinarei meus filhos.
-Jornalzinho:Sua irmã também vem conquistando grandes resultados?
-Clarice: Sim, minha irmazinha Ana Clara Monnerat é bi-campeã Carioca feminino na categoria sub-8 e tem boa chance de trazer o título de campeã brasileira este ano em Poços de Caldas.
-Jornalzinho: Acredito que os gastos com xadrez são muitos, você tem patrocínio?
-Clarice: Ainda não, é meu pai que banca tudo, mas tenho apoio da prefeitura municipal e do Sesc Três Rios, aproveito o espaço para solicitar patrocínio, se alguém se interessar é só ligar para o meu pai no telefone 24-8113-0353.
-Jornalzinho: Deixe um recado para turminha que quer iniciar no xadrez
-Clarice: Em qualquer esporte, ou melhor em qualquer coisa que a gente gosta realmente de fazer é preciso se dedicar para valer. No xadrez, é preciso estudar muito. Mas, também é preciso conciliar o lazer com os estudos. Educação é muito importante para nossa vida toda.

2 comentários: